Apresentação

Encontro Poético é uma proposta e uma homenagem.
Proposta porque trata-se de um estudo que a poetisa Rita Encinas tem elaborado sobre as influências da poética internacional, clássica e contemporânea, sobre o trabalho dos novos autores brasileiros, especialmente os que têm apresentado suas poesias nos diversos espaços disponíveis na internet, como blogs, fóruns e sites de relacionamento.
E homenagem porque aqui ela pretende apresentar as poesias das quais ela mesma mais gosta e, com isso, levar aos seus leitores uma visão ampla sobre o que vem a ser, na sua opinião, a beleza poética.
De qualquer forma é, sem dúvida, um ótimo painel sobre a arte, seja para leitores experientes que podem aqui encontrar alguns de seus textos favoritos, como para leigos que podem a partir deles iniciar-se no maravilhoso mundo da poesia.
Boa leitura!
Cerito Silva

Seguidores

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Razão e Emoção

















Ninguem jamais conseguiu explicar como
foram criadas as almas gêmeas, mas
eu lembro-me bem dessa história.
Estavam lá no céu, todas as almas,
umas eram somente razão, outras somente
emoção, duas filas distintas.
Finalmente chegou a minha vez de ser
colocada em uma das filas.
Olhei para ambas e identifiquei-me
com a da razão, acontece porém,
que quando avistei você na da emoção,
meus olhos brilharam,
foi como se fosse um imã a puxar-me.
Aproximei-me do criador e lhe disse:
Eu gostaria de ficar na fila da emoção,
pode ser?...
é que existe uma doce alma lá,
que encantou-me.
Está bem, falou- me Ele, você até
poderá escolher seu lugar, mas antes quero
explicar-lhe algo,
depois então você fará a sua opção.
Existe almas gêmeas, tudo nela é igual,
a única diferença que eu coloquei foi a
razão e a emoção, justamente para que elas
possam se completar,
é como se fosse um encaixe.
Possuo uma grande percepção para distinguir
as almas gêmeas e por isso entendi,
que aquela que se encontra ali na fila da
emoção é a sua, (falou apontando para você)
daí querer te colocar na razão.
Caso vocês fique juntas,
o encanto da alma gêmea se acabará,
ao passo que se ficarem separados, ele
permanecerá.
No entanto, devo-lhe contar algo, as almas
gêmeas, nem sempre encontram-se,
porém vivem sempre unidas pelo coração
e por elas próprias.
Por outro lado quando se encontram,
jamais separam-se,
nem mesmo eu consigo executar esse
afastamento.
Entendi naquele momento...
que a razão não sobrevive sem a emoção.
E a emoção por sua vez,
precisa da razão para viver.
Nesse instante fiz a minha escolha:
Prefiro a fila da razão!
Encaminhei-me para o meu lugar, me
posicionei e nesse mesmo instante, você,
que não tinha até então percebido a minha presença
olhou-me e sorriu!
Hoje, eu sou a razão, você a emoção,
eu te dou o chão e você me leva à lua.
Hoje, eu entendo o que o criador quis
dizer-me com:
... é como se fosse um encaixe.
Hoje, eu sou a razão correndo atrás da
emoção e você a emoção pedindo aos céus
que eu possa pertencer a mesma fila que você.
Mas o que você não sabe...
é que fui eu mesma quem escolheu
o meu lugar,
só para ser a sua alma gêmea.
O que você não sabe é que mesmo antes de
pertencer a qualquer uma das filas,
eu já te amei.
Quando voltarmos para o lado de lá,
você há de entender tudo isso e se
eu puder escolher uma das filas novamente,
eu ainda vou querer ficar separada de você.
A única diferença é que escolherei
a fila da emoção para sonhar
como você sonhou...
e que você fique na razão
para entender como eu sofri!

Silvana Duboc

Nenhum comentário:

Postar um comentário