Apresentação

Encontro Poético é uma proposta e uma homenagem.
Proposta porque trata-se de um estudo que a poetisa Rita Encinas tem elaborado sobre as influências da poética internacional, clássica e contemporânea, sobre o trabalho dos novos autores brasileiros, especialmente os que têm apresentado suas poesias nos diversos espaços disponíveis na internet, como blogs, fóruns e sites de relacionamento.
E homenagem porque aqui ela pretende apresentar as poesias das quais ela mesma mais gosta e, com isso, levar aos seus leitores uma visão ampla sobre o que vem a ser, na sua opinião, a beleza poética.
De qualquer forma é, sem dúvida, um ótimo painel sobre a arte, seja para leitores experientes que podem aqui encontrar alguns de seus textos favoritos, como para leigos que podem a partir deles iniciar-se no maravilhoso mundo da poesia.
Boa leitura!
Cerito Silva

Seguidores

domingo, 23 de agosto de 2009

Estaria no céu?















Meu Deus! Será que amanheci ao teu lado?
Neste momento despertado me parece o céu...
Estaria nele , Senhor?
Tudo em minha volta é tão bonito!
Este céu infinito de rubra cor.
As aves que somem no poente
e eu que era tão descrente!
Os banhados , os rios correntes...
Sou merecedor?
Os alagados e corixos,
de cada detalhe o capricho
da Tuas mãos.
O cheiro fresco que brota nascente do chão .
Estou no céu , Senhor?
Vejo correr os animais em completa paz
pelos caminhos...
O cantar livre , nos arvoredos, dos passarinhos.
Escuto até uma viola...
Estou no céu , Senhor , e acordei agora?
Vejo cair o sereno no capim
e molhar meus pés no atalho.
O canto longe dos papagaios...
Estrelas bordarem o céu, sobre o céu!
A lua perdida ao léu
prateando os igarapés...
Acordei no céu , Senhor?
Sou merecedor?
Eu que era tão descrente, tão ausente dos
teus ensinamentos...
Ainda me brindas com este sublime momento?
O vento traz do barro o cheiro,
o canto vindo do brejeiro,
sapaiada coaxa.
Ipês , jatobás , jacarandás...
Mastros levantados no jardim de Alá!
Estou no céu , Senhor, e acabei
de acordar?
Os cavalos dormem feitos sombras...
Uma casa longe
igual a minha , igualzinha!
Senhor , seria a minha?
Meu cachorro campeiro nem me viu...
Cachorro no céu?
Muito embora, este , merecia!
Desperto no amanhecer do dia,
neblina no colossal...
Estaria no céu , Senhor?
Ou seria aqui o Pantanal?

José Geraldo Martinez

Nenhum comentário:

Postar um comentário